Pages

Categories

Busca

 

PANCs: um caminho para a saúde e a sustentabilidade na gastronomia

PANCs: um caminho para a saúde e a sustentabilidade na gastronomia

por
23 de junho de 2016
Blog, Cozinha
Sem comentários

Se você é mais ligado em questões de natureza e sustentabilidade, já deve ter ouvido falar nas PANCs. Caso essa sigla seja totalmente nova para você, o Devora te conta tudinho sobre o assunto!

PANCs é o apelido dado a um termo enorme e muito importante: Plantas Alimentícias Não Convencionais. Essa categorização surgiu para denominar um grande apanhado de vegetais variados e supernutritivos que são normalmente descartados por puro hábito, preconceito ou puro desconhecimento. Várias plantas que encontramos no cotidiano têm importantes funções alimentares e são tão pouco valorizadas que acabamos nem sendo informados disso.

Um exemplo bastante emblemático é o caso da urtiga. Considerada por muitos uma planta daninha, a urtiga, quando manipulada do jeito certo, pode ser usada na preparação de risotos e nhoques. Não é impressionante? Outro exemplo bacana: o picão (ou carrapicho), aquela planta que solta umas “farpas” que ficam presas nas nossas roupas, possui folhas que podem ser usadas em saladas! Inúmeras flores, folhas e talos que nunca imaginamos podem ser fonte de muita saúde e sabor.

Essas informações infelizmente não chegam ao público consumidor final. O nosso sistema econômico (e o mercado de gastronomia se inclui nisso) acabou privilegiando algumas comidas em detrimento das outras, o que levou uma grande massa a gostar de alguns ingredientes e “torcer o nariz” para outros.

A ideia dos ativistas que levantam a bandeira dos PANCs é justamente levar essa diversidade para as mesas da população. Eles acreditam que, quando bem informado, o povo pode procurar em várias plantas uma alimentação saudável, gratuita e supervariada. É uma causa que pretende fugir da monocultura e levar opções diferentes, de forma a democratizar uma alimentação nutritiva e de qualidade. Vários chefs renomados inclusive já compraram essa causa e alguns estão plantando PANCs em suas hortas e as utilizando em pratos requintados em seus restaurantes.

Hoje já temos várias publicações sobre o tema, uma mais legal e completa do que a outra! Gostou da ideia? 😉

 

 

Foto: Charutinhos de Folha de Pariparoba com Cogumelo e Palmito da Tainá Gaspar



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *